quinta-feira, 4 de julho de 2013

Seduc participa da solenidade de formatura do Barco-escola Samaúma

Qualificação profissional, consciência de preservação e responsabilidade ambiental são os três itens que fazem parte do Projeto Samaúma, desenvolvido pelo Governo da Cooperação, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Fiero, Senais e Sesi.

A formatura aconteceu na manha da terça feira (02) no distrito de Nazaré, região do Baixo-Madeira, em Porto Velho, após um mês participando de cursos profissionalizantes no Barco-Escola Samaúma, 364 alunos, entre jovens e adultos, receberam o diploma de conclusão de curso.

O Barco-Escola é uma unidade que percorre áreas ribeirinhas oferecendo vários cursos profissionalizantes aos moradores. Na rota do conhecimento flutuante, o distrito de Nazaré foi contemplado com 15 cursos na embarcação modernamente equipada e que possui três conveses, onde acontecem às oficinas de marcenaria, panificação e confeitaria, mecânica de motor de popa e de motores marítimos, além de aulas tradicionais e de informática.

Além de Nazaré, foram beneficiados os moradores de Papagaios, Conceição do Galera, São José, Laranjal, Bomfim, Tira Fogo, Santa Catarina, Pombal, Vista Alegre, Boa Hora, Boa Vitória, Curicacas, Terra Caída e São
Carlos.http://www.seduc.ro.gov.br/portal/

 A solenidade foi uma grande festa para a comunidade de Nazaré, que parou para assistir a entrega dos certificados. A aluna do curso de panificação, Mila Ana Barreto Brás representou a turma na entrega do certificado de conclusão, que em rápido discurso agradeceu a Deus e as autoridades pela oportunidade de expandir seus conhecimentos e aprender uma nova profissão, que segundo ela será de grande utilidade para todos os alunos.
A solenidade contou com a presença do governador Confúcio Moura e da Secretária de Educação Isabel Luz, Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Emerson Castro; o chefe da Casa Militar, Major Gualberto; o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general Ubiratan Poty; Major Milanez, representando o Comando Geral da Base Aérea; o deputado Zequinha Araújo; Heber Xavier, do SENAI; Adir Oliveira, diretora de Operações do SENAI no Estado; o administrador de Nazaré, Pedro Bastos; professores do Barco Escola Samaúma e a diretora da Escola onde foi realizada a solenidade, professora Ana Laura Camacho Roca, entre outras autoridades.

Para Confúcio o resultado foi tão satisfatório que ele vai solicitar que Rondônia seja incluída na programação do Samaúma para o próximo ano.

A secretária de educação Isabel Luz agradeceu a parceria entre Seduc e Senai e demais instituições, e ressaltou que está muito feliz por presenciar esse momento tão importante na vida desses formandos, agora o distrito de Nazaré possui novos profissionais na área como, “Padeiros, pedreiros, eletricistas, marceneiros de móveis e de peças artesanais, operadores de microcomputador, confeiteiros, encanadores, mecânicos de motores diesel e de popa e costureiras,” cita Isabel.

Texto: Madalena Marcelino
Fotos: Divulgação Web/ Decom
Fonte: Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário